Uribe e o jogo do império. Ou porque Ingrid Bettancourt demorou ser libertada



No último dia dois de julho o mundo foi surpreendido com a libertação de Ingrid Betancourt, que estava havia seis anos encarcerada na selva colombiana pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as Farc. Bettancourt foi seqüestrada pela guerrilha em 2002 quando se lançava candidata à presidência pelo Partido Verde Oxigênio. Tinha 0,2% das intenções de votos. Com ela, outros 14 reféns também foram libertados, entre eles três norte-americanos agentes da CIA. O resgate da ex-senadora foi marcado pela histeria conservadora e dos seus representantes na mídia. No entanto, nenhuma palavra que questionasse porque Bettancourt não foi libertada meses antes. Prevaleceu a estratégia de Washington e a do seu aliado na América do Sul, o presidente colombiano Álvaro Uribe. Um estratagema fácil de desmontar. No final do ano passado o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, iniciou a intermediação para a soltura de diversos reféns das Farc, inclusive Bettancourt. A iniciativa de Chávez fora acompanhada pelo presidente do equador, Rafael Correa, outro desafeto de George W. Bush. Alguns reféns foram soltos, mas não a ex-senadora. Todavia, as negociações prosseguiram e já se aproximava de um desfecho favorável. Ingrid Bettancourt estava a um passo da liberdade no final de fevereiro passado, quando uma ação conjunta do exército colombiano e instrutores militares estadunidenses bombardeou um acampamento das Farc em solo equatoriano. O ataque matou Raúl Reyes, porta-voz do grupo e considerado o número dois da guerrilha. Justamente o homem que negociava a libertação de Bettancourt. Washington evitou um desfecho favorável que fortalecesse Chávez e Correa. No final desta semana foi anunciado o resgate. Setores da mídia brasileira, parceiros incontestes dos interesses estadunidenses, anunciaram a “fantástica” operação do exército da Colômbia. A manobra, guiada pelos Estados Unidos com a participação de instrutores israelenses, teria libertado os cativos “sem disparar um tiro”. Os guerrilheiros das Farc teriam sido enganados durante um encontro com integrantes de uma ONG fantasma. Dois dias depois uma rádio suíça assegurou que tudo não passou de uma farsa, já que, segundo a emissora, o governo de Uribe teria pago 20 milhões de dólares pelo resgate.

Interesses do império - Há fortes indícios de que essa informação seja verídica. É bastante inverossímil que não tenha corrido dinheiro nesse enredo. Uribe enfrenta uma situação complicada em seus país. Envolvido com escândalos de corrupção e relacionamentos políticos explícitos com grupos paramilitares e assassinatos, o presidente colombiano estava sem chances de marchar para um terceiro mandato presidencial. A libertação de Ingrid pode agora reverter esse quadro. Em suas primeiras palavras, a ex-prisioneira sinalizou simpatias à continuidade de Uribe no poder. É tudo que a atual política externa norte-americana deseja. A permanência do aliado à frente da Colômbia coaduna com as ações militares estadunidenses no continente. Já navega pelos mares da América do Sul a VI Frota, comandada por um porta-aviões que carrega 90 aviões de combate e é dotado de imenso poder de fogo. A descoberta de petróleo e outras riquezas minerais no continente, aliada à guinada mais à esquerda por parte da maioria dos governos sul-americanos, tem deixado o império em alerta.

Comentários

Anônimo disse…
This blog could be more exciting if you can create another topic that everyone can relate on.
Pelo que parece, eles acham que a gente vai acreditar em super-heróis a vida inteira. O ataque ninja do exécito colombiano precisaria de barris de água para ser engolido.

A ex-senadora e atleta Ingrid Betancourt não tem nada a ver com a mulher que o governo colombiano dizer estar morrendo em cativeiro das Farc.

Bom texto!

Postagens mais visitadas deste blog

O Papa que a Globo não mostrou

A utopia do Bhagwan. Ou um capitalismo pra chamar de seu

Membro da Coordenação Nacional do Movimento da População de Rua acusa Prefeitura de Salvador de praticar ação higienista