Redução da maioridade ou aumento da marginalidade?
A redução da maioridade penal de 18 para 16 anos é a nova “fórmula” proposta pela Rede Globo e, por extensão, pelos demais setores das elites tupiniquins para coibir a violência no país. No calor do justo sofrimento nacional pela barbaridade cometida contra uma criança de seis anos de idade, o garotinho João Hélio, a classe política quer aprovar em velocidade fulminante projeto de lei nesse sentido. Posteriormente, chegaremos então à maioridade aos 15, 14, 13, 12....Até quando? E quanto às políticas públicas necessárias para que essa sociedade doente não fabrique mais comportamentos como esse? Ou seja, caso aprovada lei nesse sentido teremos um incremento ainda maior de delinqüentes juvenis, já que as superlotadas unidades carcerárias ganharão um considerável contingente de novos “alunos” para serem manipulados dentro das prisões pelo PCC e etc e tal. Multiplicar-se-á por 100 o aumento da criminalidade ao invés de coibi-la. O gosto de sangue na boca das nossas elites apenas entende o fenômeno da violência sob a ótica da defesa privada e não da segurança pública numa concepção que se enquadra nos direitos sociais, como escola, saúde, alimentação e diversão. Num belo estudo sobre as origens da civilização repressiva, Herbert Marcuse afirma que “é na criança que o princípio da realidade completa seu trabalho, com tal meticulosidade e severidade que o comportamento do indivíduo adulto pouco mais é do uma repetição padronizada das experiências e reações infantis”.
Comentários
Abraços Zeca! Eu adicionei seu blog no meu! Vou deixar o link do meu aqui!
http://litterarum.blogspot.com/
Quem fiscaliza a ignorância dos mauricinhos da Pituba e das patricinhas do Costa Azul?
PS: Com todo o respeito aos moradores dos bairros citados que não se enquadram a estas definições.
Abraço grande mestre!
http://janethmatos.blog.uol.com.br
Quanto à questão da redução da maioridade penal, acredito que só vai fazer aumentar os depósitos medievais chamados de presídios.
Antes de se culpar os jovens, devemos buscar entender as suas origens sociais e proporcionar-lhes oportunidades de se desenvolverem como seres humanos, de forma digna e justa!!!
Abraços,
Guto.
Revoltante!
Abração, Zeca!
Ah! Adorei o seu blog, álias não poderia ser diferente, você é fantástico! (sem puxação de saco)
A solução imediata que a "manipuladora exige nunca funcionará.
O assunto é realmente polêmico. Sou contra a redução da maioridade penal pelos motivos que já expus no texto. Todavia, concordo que deva existir punição para menores acompanhada de medidas sócio-educativas. Não é concebível que um "homem" de 16, 17 anos passe incólume ante a atitudes criminosas. Não justifica, de forma alguma. Mas continuo partidário da tese de que redução da maioridade em si nada resolverá.
estudante de jornalismo das FJA.